2021-10-06
3 tendências de negócios CFOs

Financeiro, CF0, Tendências, Tecnologia

Não é segredo que a tecnologia está a transformar a maneira como as empresas operam. É provável que mude mais nos próximos 10 anos do que nos últimos 50. Ferramentas de alta tecnologia, como AI e 5G, vão permitir evoluir os processos de negócios com maior velocidade, libertando tempo, dinheiro e alcance dos serviços.

 

Mas com todo este potencial da tecnologia para transformar os processos financeiros, pode ser difícil saber onde devemos aplicar o nosso foco. É por isso que reunimos esta lista as 3 tendências de negócios para os CFOs. Estas 3 dicas irão ajuda-lo a crescer com as mudanças, sem perder de vista o centro do negócio – os colaboradores que dependem de si, clientes e parceiros.

 

Foco nas Pessoas

Como mencionamos, as pessoas são a base do sucesso de qualquer negócio, assim, é importante não perdermos de vista o que as motiva, enquanto perseguimos na direção dos objetivos tecnológicos. Qualquer mudança implementada deverá tornar a vida (ou o trabalho) dos funcionários e clientes mais simples.

 

Os seus funcionários dependerão da comunicação, liderança e colaboração deste processo. Assim, investir no desenvolvimento das competências dos funcionários, garantindo a adoção completa de um novo software e desenvolvendo um processo de revisão sólido será vital, enquanto novas mudanças são implementadas no ambiente de trabalho. 

 

Os seus clientes deverão ver a sua experiência de utilização melhorar. 

Adicionalmente, deve ser considerada a otimização do processo de orçamentação, onde através da utilização de um software o responsável poderá planear, testar e entender os drivers que acrescentam maior valor para a empresa. Facilitar o acesso e a compreensão da informação, assegurar a disponibilidade para o esclarecimento de dúvidas.

Assim, é importante reforçar que quaisquer mudanças que forem feitas devem atualizar e simplificar a experiência dos clientes.

 

Foco nos dados

A má gestão dos dados é um desafio constante para o setor financeiro e causa de diversos tipos de dificuldades, como sobrecarga de trabalho, perda de tempo, erros, tempos de fecho periódico mais longos ... ou muito, muito pior. Obviamente, desejamos evitar estes problemas, o que significa que precisamos de nos concentrar no controlo da qualidade dos dados.

 

Uma maneira de fazer isso é eliminar os ficheiros Microsoft Excel manuais, que criam oportunidades para erros de dados e fórmulas incorretas. Investir num software que armazene os dados e crie relatórios precisos permitirá ganhos de eficiência significativos, mas também maior qualidade da informação produzida.

 

Outra ideia é estabelecer uma equipa de qualidade de dados. A única iniciativa desta equipa deve ser construir, manter e auditar o processo de dados. Afinal, mesmo com a melhor tecnologia, se os dados não estiverem limpos para começar, erros podem ocorrer.

 

Foco na tecnologia

Embora as pessoas sejam o centro do negócio, a tecnologia é uma das engrenagens de uma máquina. Todas as tecnologias e ferramentas devem funcionar juntas para funcionarem corretamente. É por isso que é importante substituir processos repetitivos, manuais ou díspares por uma tecnologia intuitiva que economize tempo. Quanto mais unificados forem os processos financeiros, menos complexos serão. Isso proporciona maior valor aos clientes e maior produtividade para a equipa, o que equivale ao maior sucesso dos negócios.

 

Nesse sentido a automação deve ser um dos objetivos tecnológicos, uma vez que reduzirá a complexidade do processo, economizará tempo e pode até mesmo ajudar a concluir os fechos financeiros mais cedo. A automação ajuda a remover processos manuais demorados para que informações vitais estejam disponíveis mais cedo, fornecendo insights mais profundos e maior transparência.