2021-10-13
3 rácios financeiros para monitorizar os concorrentes

Rácios Financeiros, Performance Management, Financeiro, Estratégia Empresarial

Os rácios financeiros fornecem aos proprietários de negócios uma análise quantitativa das informações financeiras das suas empresas. Os proprietários podem usar também os rácios financeiros para criar benchmarks para análise comparativa. A comparação dos rácios de uma empresa com a sua concorrente, permite obter informações sobre a performance relativa da empresa ao nível operacional e financeiro.

 

Liquidez

Os índices de liquidez fornecem aos proprietários informações sobre a capacidade de a empresa cumprir as obrigações financeiras de curto prazo. Esta análise também indica o quão bem a empresa está a operar nas condições económicas de curto prazo. A análise do índice de liquidez inclui current e quick ratios.

 

O current ratio é o ativo circulante dividido pelo passivo circulante. Uma empresa com este rácio alto indica que os seus ativos são financiados com dinheiro, em vez de dívidas de curto prazo. Nas situações em que este rácio é elevado indicam também que a empresa tem capacidade para resistir as crises económicas de curto prazo.

 

O quick ratio é o ativo circulante menos o inventário dividido pelo passivo circulante. Este rácio avalia a capacidade que a empresa tem para pagar o passivo circulante sem alienar o inventário. Tal como no current ratio, valores superiores indicam maior sustentabilidade financeira.

 

Autonomia Financeira

Os índices de alavancagem financeira calculam a solvência de longo prazo da empresa. Os proprietários usam estes índices para avaliar se os negócios estão a utilizar capitais próprios ou dívida para financiar as operações.

A autonomia financeira é calculada através da ponderação do valor da dívida pelos ativos totais. Este rácio fornece aos proprietários informação sobre a quantidade de financiamento utilizado para comprar os ativos de negócios. O rácio da dívida é normalmente calculado como uma percentagem; percentagens mais baixas indicam que uma empresa financia suas operações comerciais por meio de capitais próprios, em vez de dívidas.

 

Rentabilidade

Os rácios de rentabilidade calculam o dinheiro que a empresa ganha com a venda de bens e/ou serviços. O índice de rentabilidade mais comum é o cálculo da margem de bruta. A margem bruta representa as vendas menos o custo das mercadorias vendidas dividido pelas vendas. Isso representa uma percentagem da receita bruta que as empresas ganham com as vendas agregadas ou linhas de produtos individuais. De forma similar aos anteriores, quanto a maior for esta percentagem, em melhor condição se encontra a empresa, uma vez que libertará mais dinheiro para pagar as despesas de negócio ou reinvestir.